Galeria de Fotos | Melancolia

Melancolia é o estado de espírito que mais me define. Não é um sentimento, é um modo de ser. Existem diversas definições do que é a melancolia, mas, ao longo do tempo, fui criando a minha própria.

Para mim, melancolia é uma tristeza mansa, que não machuca nem fere, mas que fica sempre presente ali no canto da memória, nos lembrando que a vida é curta e impermanente. E, exatamente pelo lembrete constante da vulnerabilidade da vida e de nós mesmos, desperta todos os sentidos para encontrarmos a beleza que existe no mundo, nas pequenas e delicadas coisas, nos dando objetivos de vida sutis e esvoaçantes como passarinhos.
Não podemos aprisionar estes lampejos doces de alegria misturada com tristeza - podemos somente observá-los e admirá-los, enquanto ainda há tempo.

Muitos confudem melancolia com depressão e com angústia. De fato, somos capazes de sentir várias nuances de uma mesma coisa, mas o ser humano não é assim, uma dualidade preta e branca. Temos vários tons entre uma ponta e outra do que somos e todos eles guardam suas devidas belezas e dificuldades.

Ser melancólica é a minha essência. É a forma como vivo os momentos, enxergo as pessoas e as coisas. É um estilo de vida, não é algo passageiro. E nem todos sentem ou entendem. Sem ela, eu não criaria nem escreveria. Acho que nem levantaria pela manhã, afinal, buscar as bonitezas do mundo é o que me mantém aqui.

Por isso, a Galeria de Fotos deste mês traz imagens que traduzem a melancolia.

Thainá Nunes
Miobi Photography
Pinterest
Brittany Harold
Callum Ross
Mother of a Wolf Cub
Laura Chang
Alexandra Kehayoglou
Pinterest
Pinterest
Natalia Drepina
Além das fotos, também tenho uma categoria dedicada à Melancolia, com textos que vieram puramente dela. Clique aqui.
E já escrevi uma carta para ela, mas ela nunca me respondeu. Clique aqui.

2 Comments

  1. Olá Ruh Dias,

    Seu texto embora em tom reflexivo e poético traz informações preciosas a quem lê, mesmo que despretensiosamente. Muitos que tem o humor melancólico são incompreendidos, taxados disso e daquilo, como se fosse proibido não rir de tudo a todo tempo, como se essa fosse a única maneira de ser pleno. Enfim, espero que você continue trazendo a poesia de suas experiências para nos brindar com essa beleza e nos esclarecendo dos preconceitos velados.

    Um grande abraço a você e a seus leitores.

    Atenciosamente, Leonard N. Oliveira

    http://umlugarparaestar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Achei linda essa galeria de fotos, Ruh... eu consegui sentir muito bem essa melancolia que vem quando a gente olha pra coisas delicadas e frágeis, sabendo que elas vão acabar e não tem nada que a gente possa fazer. Adorei a sua definição de melancolia :) é um estado de espírito no qual eu me encontro às vezes também... tão sozinho, mas tão inofensivo...
    beijos!

    ResponderExcluir