Já Li #1 - J. D. Salinger e Dona Tartt


Quem acompanha o Perplexidade e Silêncio já viu a sessão Quero Ler, onde escrevo sobre livros que estão na minha lista de pendências de leitura. E, como estou sempre lendo alguma coisa, entre um livro e outro vou encaixando os que coloquei nesta sessão. Depois de alguns meses que esta coluna estreiou aqui, já li alguns dos livros que mencionei, e aqui estão quais foram eles e o que achei.


O Apanhador no Campo de Centeio - J. D. Salinger

Em Novembro, este livro apareceu no "Quero Ler" e prometia ser uma grande leitura. Fazia anos que eu ouvia falar dele e, finalmente, resolvi lê-lo. Comprei um exemplar no sebo, de uma edição da década de 60, cheirando a papel antigo e me debrucei: li em três dias.
Não vou me ater à sinopse, pois falei dela aqui.
Sabe quando você está querendo ler um livro que marque, que fique na cabeça? Pois fazia um tempo que eu vinha procurando por este tipo de livro, e o Apanhador fez jus à sua fama.
J.D. Salinger criou uma personagem extremamente cativante, pois o Holden Caulfield reúne carisma, uma veia cômica, fofura (!), melancolia e sensibilidade. É como se ele se tornasse um amigo próximo, de quem você sente saudades quando o livro acaba e gostaria de ter notícias para saber se está bem, se superou os problemas e se a vida melhorou.
Para quem gosta do estilo "As Vantagens de Ser Invisível", é uma leitura imperdível! Considerei como Ótimo e vai virar Sugestão de Leitura, com maiores detalhes e trechos, muito em breve!


A História Secreta - Dona Tartt

Achar este livro foi uma pequena saga, pois ele estava esgotado na editora e demorou um bocado até que eu conseguisse tê-lo em mãos. Quando finalmente o encontrei, na Livraria da Vila, não pensei duas vezes: comprei, apesar de ser um pouco caro (na faixa dos R$ 70).
A sinopse dele está neste post.
Gostei bastante do livro, que mistura suspense e drama. Desde o início do livro, você sabe o que acontece (a morte de uma das personagens) mas isso não tira a graça da leitura, pois ficamos querendo saber como e por quê a personagem morre. Lá pelo meio do livro, este mistério é desvendado e surge um outro pequeno spoiler dado pelo próprio narrador, e de novo, ficamos curiosos em saber o que vai acontecer de verdade.
Dona Tartt soube criar uma atmosfera erudita e, ao mesmo tempo, misteriosa e decadente, que realmente nos envolve e nos faz mergulhar no cenário da estória.
É um livro muito bom. Não o considerei ótimo porque existe um certo momento da trama que a escritora perdeu o ritmo, e a narrativa cai um pouco. Logo depois, ela retoma o ritmo inicial e a narrativa volta aos eixos, mas esta queda pode significar a desistência de muitos da leitura.
Os direitos deste livro já foram comprados por um estúdio de cinema e acredito que será um ótimo filme, pois a história combina perfeitamente com um roteiro cinematográfico. Me peguei pensando que ator/atriz poderia fazer as personagens, por exemplo. Agora, aguardo ansiosa para ver se este boato torna-se realidade.

Recomendo a leitura de ambos os livros.

Post relacionado: Fiz um vídeo onde falo mais sobre "O Apanhador no Campo de Centeio", que pode ser visto aqui.

0 Comments