Já Li #2 - Patrick Rothfuss e Anthony Marra


O Já Li #1 já rolou aqui e, agora, mais dois livros lidos!

"A Música do Silêncio" - Patrick Rothfuss

Falei sobre este livro aqui, portanto, não vou me estender sobre sua sinopse. 
"A Música do Silêncio" é um split-off da trilogia "A Crônica do Matador do Rei", que foi sugestão de leitura aqui. Portanto, é um livro para iniciados, e o autor deixa isso claro logo no início, quando recomenda aos leitores que, antes de embarcarem nesta estória, tenham lido algum livro da trilogia antes.
E, de fato, é preciso ter conhecimento prévio da personagem principal e da estória de fundo para entender este livro e, mais ainda, para compreender sua beleza e profundidade.
A estória é diferente de todas as outras que já li até hoje: não há início ou fim. É como se a estória fosse um meio, comprido e detalhado, um recorte da vida de Auri, a personagem central - e única - deste livro.
Tenho orgulho de fazer parte desta fandom e Patrick Rothfuss continua tendo um grande pedaço do meu coração de leitora.


"Uma Constelação de Fenômenos Vitais" - Anthony Marra

Para ler a sinopse deste livro, clique aqui.
O que me chamou a atenção neste livro, quando ele entrou para a lista do Quero Ler, foi que o cenário de fundo não era os EUA nem a Segunda Guerra Mundial, como é de praxe nas estórias sobre guerra. E, de fato, o livro mergulha nas guerras ocorridas ao longo dos anos na Chechênia, um contexto bem diferente do padrão.
O problema deste livro foi que Anthony partiu do princípio de que nós, leitores, sabíamos do que ele estava falando. Mas não sabemos. (Convenhamos: quem é expert ou, pelo menos, conhecedor, das guerras na Chechênia?). Ele não explica as palavras usadas no livro (em russo? em checheno? não sei que idioma era aquele), não aprofunda os conceitos da guerra e não conceitua o pano de fundo da estória. Esta ausência de explicações, ou esta premissa de que não é preciso explicar nada, me afastou, como leitora, das emoções das personagens e de seus conflitos entre si. 
Este livro poderia ser maravilhoso, de fazer chorar e emocionar, se o escritor (ou o editor) não tivessem assumido que todos os leitores entendem o cenário político complicado da Chechênia. Eu gostaria de entender, de verdade.

Um terceiro livro que apareceu no Quero Ler foi "A Sombra do Vento", de Carlos Ruiz Zafón. Gostei tanto dele, mas tanto, que ele foi parar direto e reto na Sugestão de Leitura. Confira ela aqui.

Como a lista dos livros pendentes não pára de crescer, aguardem a próxima atualização das leituras.


0 Comments