Além da Literatura | A fotógrafa Brooke Shaden



A fotografia é uma arte que me inspira bastante. Assim como tenho preferência pela Literatura Fantástica, gosto de fotógrafos que criam imagens surreais e mágicas, pois este tipo de fotografia permite que o expectador crie uma estória sobre a imagem que vê. Além disso, acredito que este tipo de fotógrafo (a) é como um escritor, pois ele constrói um mundo paralelo em sua arte. E, neste contexto, umas das minhas fotógrafas preferidas é a Brooke Shaden.



O que mais me inspira no trabalho da Brooke Shaden é a capacidade que ela tem de criar imagens fortes, com uma edição de cores e luzes também forte e, ainda assim, demonstrar delicadeza e melancolia. De forma geral, as fotos dela tem um tom mais escuro, quase sombrio, e tenho a sensação de que isso só realça o contraste com a sutileza das imagens, das poses e das idéias de cada foto.

Muitas vezes, Brooke parte de seus próprios sonhos para criar as fotos. Ela costuma dizer que suas criações tem como objetivo "explorar a vida, a morte e outros elementos do mundo". Ela também se inspira em temas como a natureza, renascimento, contos-de-fada e fantasia.

Além da sua arte, outro ponto que me faz admirar muito a fotógrafa é o seu trabalho além das câmeras. Ela mantém um blog, chamado Promoting Passion, onde ela fala de diversos assuntos, desde a produção das fotografias até workshops motivacionais. Ela sabe lidar com as palavras, então seus vídeos e postagens costumam ser muito interessantes, pois ela realmente nos faz acreditar que tudo é possível.


Recentemente, escrevi para o Plano Feminino sobre sua iniciativa de ajudar e profissionalizar mulheres indianas que sofreram com tráfico sexual. Lá, falei um pouco sobre sua instituição e como ela organiza este trabalho, é só clicar aqui para ler a matéria completa.

Além disso, comprei o livro ao lado para o meu namorado - que também é fotógrafo e fã da Brooke - e ela é uma escritora incrível. Neste livro, ela fornece uma série de dicas mais técnicas sobre fotografia mas ela também fala sobre aspectos que são importantes para qualquer pessoa que cria: referências, inspirações, dificuldades, paixões, motivação, e assim por diante.

Como escritora, acho importante obter idéias e conceitos de diversas fontes de arte, e não somente da própria literatura. Muitas vezes, o olhar que a fotografia que tem - mais de síntese, na minha opinião - me ajuda bastante a construir estórias e atmosferas.

Para quem se interessou pela fotógrafa, aqui estão as redes sociais:
Site Oficial | Flickr |  Facebook | Blog

4 Comments

  1. Me pareceu que a foto que vocês fizeram para a capa do seu livro, apesar de não ser tão surrealista, foi inspirada nessa fotógrafa, não? Pelas cores e composição.
    Não conhecia ela, mas adorei essas fotos do post. Vou procurar mais! Também adoro fotógrafos que tem como tema algo mais surreal e fantástico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é tão presente no nosso dia-a-dia que acho que nos inspiramos mesmo sem perceber :-)

      Excluir
  2. Oba, dessa vez não perdi seu comentário <3 hahaha

    ResponderExcluir
  3. Oba, dessa vez não perdi seu comentário <3 hahaha

    ResponderExcluir