Já Li #8 - Diana Gabaldon e Mitch Albom


Hoje vou falar sobre mais dois livros que li com o tema TEMPO e achei interessante falar um pouquinho sobre eles. Vamos lá!

Série Outlander, Volume 1: A Viajante no Tempo, de Diana Gabaldon

Este livro chamou minha atenção porque reúne dois temas do meu interesse: viagem no tempo e épocas medievais. Fiquei interessada, principalmente, porque quem viaja no tempo é uma mulher, Claire Randall. Ela é enfermeira e está de férias na Escócia com o marido, logo após a Segunda Guerra Mundial. Sem querer, ela entra em um Portal no centro de um círculo de pedras e vai parar no século 17. Lá, ela é dominada por clãs guerreiros, é seqüestrada, violentada e arrasatada para viver em um reino. Neste meio tempo, ela descobre que um dos seus inimigos é ancestral de seu marido e, além disso, conhece Jamie, um jovem escocês guerreiro.
Li este livro com grandes expectativas, pois achei que ele teria mais elementos fantásticos, em virtude da viagem no tempo. Porém, ao longo do enredo, a narrativa gira em torno do romance de Claire e Jamie, e isso me decepcionou bastante. Particularmente, não sou fã de ler sobre romances, a não ser que estes sejam muito diferenciados e escritos sem clichês. Achei que a escritora se estendia demais na descrição das cenas entre os dois e tais cenas, muitas vezes, eram irrelevantes para a estória como um todo.
Porém, a premissa da obra é boa, Claire é uma personagem feminina bem construída (forte, independente, inteligente) e até mesmo Jamie tem nuances interessantes. Os trechos mais legais acontecem quando Claire torna-se um contraponto às mulheres do século 17, pois ela é totalmente diferente das outras. Ou seja, de forma geral, acho que é um livro que vale a pena ler.

O Guardião do Tempo, de Mitch Albom

Este livro narra a trajetória distinta de três personagens que, em algum momento da estória, se encontram. A primeira personagem é Dhor, o inventor da marcação do tempo. A segunda é Victor, um senhor de meia-idade que está doente e quer acelerar o tempo. E a terceira personagem é Sarah, uma adolescente apaixonada que quer que o tempo passe rápido para encontrar o rapaz que ama.
Dhor comete alguns erros com os Deuses e torna-se imortal. Para se redimir, ele precisa ensinar às pessoas como o tempo deve ser compreendido e vive entre os homens com esta missão.
Mitch Alborn é jornalista e narrador esportivo e, então, aventurou-se a escrever uma obra de ficção. O enredo em si é ótimo, as personagens são cativantes - sobretudo Dhor, que é bastante misterioso - e os acontecimentos são legais.
Porém, Mitch é conciso demais. Ele descreve e desenvolve pouco as idéias, não se aprofunda nem explica muito alguns conceitos e premissas e, por isso, o livro torna-se fraco. Se outro escritor tivesse escrito esta estória, imagino que o resultado final teria sido melhor.

Tem algum livro para me indicar ou já leu alguns destes dois? Deixei aí sua opinião! (:

2 Comments

  1. Ai, este livro é uma delícia rs, amei demais!

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline!

    PRECISO ver a série para formar uma opinião. Sinto que eu vou gostar da série mais do que gostei do livro, mas sempre acabo esquecendo de colocar para assistir.
    Obrigada por ter passado por aqui e deixado comentários, adooooro quando isso acontece!

    Bjs

    ResponderExcluir