Sugestão de Leitura | As Vantagens de ser Invisível, de Stephen Chbosky


O autor
Stephen Chbosky me inspira por diversos motivos. O primeiro deles é que ele passou treze anos construindo as personagens de "As Vantagens de Ser Invisível" - ele começou a escrevê-lo em 1999 e, no ano de sua publicação (2012), ele ainda estava fazendo ajustes e revisões.  Como escritora, admiro esse vínculo com as personagens, como se elas fossem de fato pessoas reais, e tenho certeza que muito do sucesso do livro dele é consequência desta preocupação em fazê-las coerentes. O segundo motivo é que ele dirigiu o filme de seu próprio livro – e ficou lindo. Lindo de doer. Na minha opinião, o único filme que fez juz ao livro. E, por fim, o terceiro motivo é que Stephen conseguiu publicar seu primeiro livro aos 29 anos – idade que completo em menos de dois meses. Dedos cruzados!

Por que escolhi este livro?


"As Vantagens de Ser Invisível" é uma estória com personagens adolescentes mas não é, em nenhum aspecto, superficial ou rasa como estórias para adolescentes costumam ser.  As personagens – todas elas, mesmo as secundárias – possuem uma profundidade emocional que é lindamente construída ao longo do livro. O livro é todo contado pelo ponto-de-vista de Charlie, através de cartas que ele escreve para Não-Se-Sabe-Quem. Ele observa detalhes, sutilezas, nuances – tanto nele mesmo, como nos outros – e é esta capacidade de “invisibilidade” dele no mundo que transforma as situações em coisas lindas e melancólicas. O livro é de uma tristeza poética incrível: não só me deixa triste, como me faz gostar de ser triste. Me faz gostar de ser quem eu sou, depois de muita luta – assim como Charlie. Além disso, me identifico particularmente com algumas crises de angústia que ele descreve ao longo de suas cartas, descritas tão perfeitamente que fazem meu coração apertar apenas com a lembrança.

Escolhi alguns tecos do livro que mexem comigo:




Melancolia que derrete o coração.

2 Comments


  1. que belo texto! já assisti o filme, achei muito bom. Não li o livro, mas o seu texto me deixou com vontade de ler. Já volto, vou até a livraria comprá-lo.

    ResponderExcluir
  2. E a Ruh, como sempre, surpreendendo-nos com lindos posts.
    Eu simplesmente amei a junção que você fez! Uma indicação de leitura + o 4 on 4? Ficou perfeito, sério. Até porque As Vantagens de Ser Invisível é um livro lindo e tocante, apesar de ter me deixado extremamente deprimida quando o li... mas isso é o de menos. Não deixa de ser maravilhoso!

    E e o meu livro escolhido para o projeto foi... http://danidanidanis.blogspot.com.br/2014/04/late-4-on-4-april.html ^^

    Beijão, Ruh! <3

    ResponderExcluir